domingo, 18 de agosto de 2013

Gene Clark - White Light Demos e Roadmaster


Gene Clark foi um singer-songwriter de carreira errática e canções apaixonantes. Outsider de aura cult, seu fraco sempre foi a bebida e as drogas que acabaram o levando muito cedo aos 46 anos.

Seus álbuns do inicio da década de 70 reúnem alguns dos melhores registros do gênero mas nunca tiveram um tratamento à altura de seu irrefutável talento, e em alguns casos foram soterrados por produções desastrosas.

Roadmaster de 1972 foi caso típico. Editado somente na Alemanha e Holanda, agrupava canções com alto teor de lirismo, melodias inesquecíveis e contava com músicos do quilate de Spooner Oldham, Clarence White, Byron Berline, Sneaky Pete Kleinow, Bernie Leadon, Rick Roberts, além dos companheiros de sua antiga banda - McGuinn, Hillman, Crosby, Clarke - os Byrds em sua formação original.

Após inacreditáveis 40 anos a gravadora Sundazed corrigiu parte dessa falta gravíssima e realizou um trabalho primoroso de reedição do álbum. Utilizando as fitas originais e tecnologias atuais de estúdio as canções ganharam mais brilho, consistência e  gravitam agora próximas à plenitude.
















White Light Demos são as sessões do que seria sua maior obra-prima, o álbum homônimo de 1971. Algumas dessas gemas já pipocavam há tempos em diversos boots e agora foram reunidas em um único pacote. Uma sucessão inevitável de futuros clássicos e toda sua simplicidade - apenas voz, violão e gaita. Polaroids folkies perfeitas para um esquecido final de tarde.








Nenhum comentário:

Postar um comentário